Emissão Renascença | Ouvir Online

Promotores de alteração à lei do aborto pressionam deputados

01 jul, 2015 • Eunice Lourenço

Activistas apelam à presença de apoiantes no Parlamento na sexta-feira, dia em que o projecto é discutido e votado.

Os promotores da iniciativa legislativa de cidadãos (ILC) “Pelo Direito a Nascer”, que pretende alterar a lei do aborto, estão a apelar à presença de apoiantes no Parlamento na sexta-feira, dia em que o projecto é discutido e votado. Estão também a pedir a quem apoia esta iniciativa que envie emails para os grupos parlamentares com mensagens de apoio à iniciativa.

Num comunicado divulgado esta quarta-feira, os promotores salientam que "é muito importante dar a conhecer aos deputados a vontade de que esta ILC seja aprovada" e disponibilizam um texto de apoio e os endereços de correio electrónico dos partidos. 

A iniciativa legislativa foi assinada por mais de 40 mil pessoas, entre as quais 23 presidentes de câmara de vários partidos.

A maioria (13) são do PSD e incluem o presidente da Câmara de Cascais e vice-presidente do PSD, Carlos Carreiras. A ILC também foi assinada por oito presidentes de câmara do PS, um independente e até um eleito pela CDU: o presidente da Câmara de Monforte.

Os partidos da maioria parlamentar agendaram para o mesmo dia da ILC um projecto de lei que acaba com a isenção das taxas moderadoras no aborto por opção, medida também prevista no projecto de lei apresentado por este grupo de cidadãos. Essa é, contudo, a única medida que admitem aprovar.