Tempo
|

Vacina Prevenar gratuita a partir desta quarta-feira

30 jun, 2015

DGS garante haver vacinas suficientes e pede aos pais para "não irem a correr todos no primeiro dia". A vacina é gratuita apenas para as crianças nascidas a partir de 1 de Janeiro deste ano.

Os centros de saúde estão a postos para começar a receber as crianças que nasceram este ano e podem receber gratuitamente a vacina Prevenar, a partir de quarta-feira, dia 1 de Julho. 

A Direcção-Geral da Saúde garante haver unidades para todos, não sendo necessário vacinar as crianças logo no primeiro dia.

A subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas, deixa um apelo para "as pessoas não irem a correr todas logo no primeiro dia, porque corre-se o risco de não haver capacidade logística de administrar vacinas a todas as crianças".

A responsável aconselha os pais ou educadores a "fazerem um telefonema para saberem se é a hora e o dia mais conveniente ou não" antes de se dirigirem à sua unidade de saúde.

A vacina Prevenar, que passa a constar do Plano Nacional de Vacinação, previne doenças causadas por pneumococos como a meningite, a pneumonia, a septicémia e a otite. O esquema recomendado fica completo com três doses da vacina, devendo ser administrada aos dois meses, quatro meses e 12 meses.

Desde o início de Junho que a Prevenar passou a ter uma comparticipação estatal de 15%, para todos os cidadãos que se dirijam à farmácia com receita médica.

Especialistas estimam que pode evitar até 650 mortes e mais de três mil internamentos por ano.