Tempo
|

Maria Barroso em coma profundo no hospital

26 jun, 2015

Mulher de Mário Soares tem 90 anos e foi internada na sequência de uma queda.

Maria Barroso em coma profundo no hospital
Maria Barroso está internada em estado crítico no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa. A informação já foi confirmada pela Renascença.

A mulher do ex-Presidente da República Mário Soares terá caído e, de acordo com declarações à RTP do sobrinho Eduardo Barroso, encontra-se em coma profundo.

A situação é "provavelmente irreversível", disse Eduardo Barroso, sem se alongar em comentários.

"Acompanhamos com enorme preocupação e, infelizmente, com fundadas preocupações a situação de saúde de alguém que é para nós um enorme exemplo de mulher, de antifascista, de socialista, de militante e de humanista", disse aos jornalistas o líder parlamentar do PS, Ferro Rodrigues. "Vamos acompanhando com muita preocupação as últimas informações."

Política, humanismo, cultura
Maria Barroso, 90 anos, casou com Mário Soares em 1949, de quem tem dois filhos, João e Isabel. Actriz, foi uma das fundadoras do Partido Socialista, liderado por Mário Soares, em Badem Munstereifel, na Alemanha, em 1973.

Um dos seus últimos cargos públicos foi a presidência da Cruz Vermelha Portuguesa, tendo também dirigido a associação Pro Dignitate, que ajudou a fundar.

Diplomou-se em Arte Dramática na escola de Teatro do Conservatório Nacional e licenciou-se depois em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras de Lisboa, onde conheceu o futuro marido, Mário Soares.

Maria Barroso estreou-se na companhia de Rey Colaço, Robles Monteiro, no Teatro Nacional D. Maria II e participou em vários filmes, como "Mudar de Vida" (1966), de Paulo Rocha.

Antes do 25 de Abril de 1974, foi candidata da Oposição Democrática, nas eleições de 1969. Com a democracia, foi eleita deputada pelo PS nas eleições de 1976, 1979, 1980 e 1983.

Foi professora e directora do Colégio Moderno, fundado pelo sogro, João Soares. Durante a ditadura, foi proibida de dar aulas.