Emissão Renascença | Ouvir Online

Tripulantes adormeceram e veleiro encalhou em Aveiro

29 mai, 2015

Um rebocador levou a embarcação para águas profundas, tendo os tripulantes sido salvos sem necessidade de assistência médica.

Um veleiro francês encalhou na última madrugada junto a S. Jacinto, no concelho de Aveiro, aparentemente devido ao facto de os seus tripulantes, que não sofreram quaisquer ferimentos, terem adormecido.

O alerta foi dado pelo sistema de controlo de tráfego marítimo de Aveiro, pelas 3h19, após ter verificado que o veleiro de bandeira francesa "FRI FURCH III" se encontrava a navegar em direcção à praia, informou fonte da Marinha.

Foram tentados vários contactos com a embarcação, incluindo através de embarcações de pesca que estavam nas imediações, todos sem sucesso.

Após o alerta, a lancha da Polícia Marítima e a embarcação salva-vidas Nossa Senhora dos Navegantes deslocaram-se para o local.

"Ao chegar perto do veleiro e após contacto directo com os tripulantes, constatou-se que estes não se encontravam em perigo e que, aparentemente, o veleiro tinha encalhado devido ao facto dos seus tripulantes terem adormecido", diz um comunicado da Marinha.

Verificadas as condições no local, as autoridades concluíram que era necessário recorrer a um rebocador para levar o veleiro para águas profundas, tendo os tripulantes sido salvos sem necessidade de assistência médica.