Emissão Renascença | Ouvir Online

Veleiro escondia mais de uma tonelada de cocaína

29 mai, 2015 • Redacção

É a maior apreensão de sempre de cocaína no arquipélago dos Açores. Foram detidos cinco homens.

Veleiro escondia mais de uma tonelada de cocaína
A Polícia Judiciária apreendeu nos Açores um veleiro, que transportava de forma dissimulada 1.150 quilos de cocaína. A embarcação pertence a uma rede internacional de tráfico de grande dimensão, apurou a Renascença.

"Trata-se da maior apreensão de cocaína que já ocorreu no arquipélago", na qual ainda foram detidos cinco homens de nacionalidade estrangeira: quatro sérvios e um alemão.

O veleiro de pavilhão norte-americano, com 24 metros de comprimento, foi praticamente construído para transportar droga dissimulada na sua estrutura.

A operação na Baía da Horta, na ilha do Faial, "inscreveu-se num quadro mais vasto de identificação, combate e desmantelamento de redes criminosas organizadas”, que vêm utilizando este género de 'modus operandi' para a introdução de cocaína na Europa, segundo descreve o comunicado oficial.

O veleiro tinha origem na zona das Caraíbas e estava apenas a fazer uma escala nos Açores, tendo em conta que o destino final seria um outro porto europeu.

Os detidos, com idades compreendidas entre os 29 e 54 anos de idade, vão ser presentes esta sexta-feira à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coacção consideradas adequadas.

No local, a Polícia Judiciária contou com meios humanos e materiais da Policia Marítima do Comando Local da Horta.

Esta operação da PJ, através do Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada, articulou-se com a Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes.



[notícia actualizada às 15h00]