Tempo
|

S. Pedro do Corval recebe festa ibérica de olaria

22 mai, 2015 • Rosário Silva

É um evento transfronteiriço de promoção cultural e turística. "Uma homenagem viva à arte da olaria, através de exposições, demonstrações, jornadas ibéricas e música tradicional".

S. Pedro do Corval recebe festa ibérica de olaria

Até dia 24 decorre mais uma Festa Ibérica da Olaria e do Barro. Trata-se de um evento transfronteiriço de promoção cultural e turística de uma relevante manifestação artística e artesanal: a olaria.

Organizada em anos alternados em cada município há mais de duas décadas, este evento “pretende valorizar a olaria, chamar a atenção para o seu valor artesanal e artístico e apontar estratégias para o seu desenvolvimento económico e profissional”, revela o município de Reguengos de Monsaraz que organiza o evento em conjunto com a Junta de Freguesia de Corval e Ayuntamiento de Salvatierra de los Barros (Espanha).

Na 21ª Festa Ibérica da Olaria e do Barro participam 45 olarias portuguesas, entre as quais 16 de S. Pedro do Corval. Oriundos de Portugal vão estar também presente oleiros e ceramistas de norte a sul do país. Espanha estará representada com sete olarias de Salvatierra de los Barros.

“A Festa Ibérica da Olaria e do Barro é uma homenagem viva à arte da olaria, através de exposições, demonstrações, jornadas ibéricas e música tradicional” explica o município.

Arte expositiva na Casa do Barro
A edição deste ano fica marcada pela inauguração da Casa do Barro, um centro interpretativo que “visa preservar, promover e assegurar a sustentabilidade da olaria de São Pedro do Corval, proporcionando a todos os visitantes o conhecimento e a aprendizagem sobre a arte oleira e o barro através de oficinas, palestras e outras actividades”, salienta a autarquia.

O projecto resulta da reabilitação de uma antiga olaria, com dois fornos de lenha antigos que serviam para cozer a louça, um tino onde se coava o barro e rodas de oleiro. A recuperação deste local permitiu recriar o ciclo do barro, desde a terra ao produto final.

O centro interpretativo vai ter à disposição do público o Espaço Actividade, onde haverá iniciativas com oleiros e ceramistas e os visitantes podem aprender a manusear o barro e a produzir uma peça numa roda de oleiro. A Área Expositiva vai ter, igualmente, informação sobre todas as olarias em atividade e quadros interativos com documentários de vários mestres oleiros, que explicam como era realizado todo o processo de produção de uma peça, desde a recolha do barro até à sua comercialização.

Gonçalo Jordão, o muralista que integrou a equipa do filme 'Grand Budapest Hotel', distinguido com um Óscar de Hollywood na categoria de Melhor Direcção Artística, pintou cinco painéis na Casa do Barro. “Um painel é sobre os diferentes tipos de barro e os restantes são alusivos aos quatro elementos da natureza, terra, água, ar e fogo”, acrescenta a autarquia alentejana.

Uma olaria com história
O Centro Oleiro de S. Pedro do Corval é considerado o maior de Portugal com 22 olarias em actividade que continuam a pintar os motivos típicos do Alentejo, como por exemplo o pastor, a apanha da azeitona e a vindima. A olaria de S. Pedro do Corval data a sua existência, do período da dominação árabe.

Em S. Pedro do Corval podem ser encontradas as mais belas peças de barro, trabalhadas por habilidosos artesãos que assim continuam uma tradição secular de fabrico de louça tosca, vidrada e decorativa, de extraordinário valor estético e etnográfico. Artesãos que dão provas da sua arte aproveitando os magníficos barros das herdades vizinhas, conjugando, assim, as matérias-primas que os recursos naturais ainda oferecem.

Constituindo um autêntico espelho da vida rural e dos costumes ancestrais, a olaria de S. Pedro do Corval, o seu espírito muito próprio e as suas excecionais qualidades são os genuínos responsáveis pela criação de peças de grande utilidade, efeito decorativo ímpar, impondo-se naturalmente pelo conjunto das suas tonalidades e pela beleza campestre das suas composições.

A olaria de S. Pedro do Corval é hoje uma marca registada já que o município de Reguengos de Monsaraz fez o registo em 2008 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial das marcas nacionais “Olaria de São Pedro do Corval”, “Rota da Olaria”, “Rota dos Oleiros” e “Olaria”.