Tempo
|

Portuguesas têm primeiro filho aos 29 anos

14 mai, 2015

Dado consta de um relatório da União Europeia, no âmbito do Dia Internacional da Família. É nos países de Leste que as mulheres se iniciam na maternidade mais cedo.

Portuguesas têm primeiro filho aos 29 anos

As mulheres portuguesas têm o primeiro filho, em média, aos 29 anos. O dado é revelado num relatório da União Europeia, divulgado no âmbito do Dia Internacional da Família que se assinala na sexta-feira, dia 15.

É nos países de Leste que as mulheres se iniciam na maternidade mais cedo. Ao contrário, nos países do Sul da Europa, o nascimento do primeiro filho é geralmente adiado para depois dos 30 ou mesmo dos 40.

Os dados reportam a 2013 e revelam que mais de metade das mulheres na União Europeia deu à luz pela, primeira vez, entre os 20 e os 29 anos e 40% quando já estava no escalão dos 30.

Há ainda a considerar os 127 mil nascimentos de mães com menos de 20 anos e os 65 mil de mulheres que já tinham passado os 40.

Em Portugal, nasceram quase 46 mil bebés em 2013. Quase metade das mães tinha entre 30 e 39 anos e 43% estava na casa dos 20. Tanto os primeiros nascimentos de mulheres acima dos 40 como os de mães adolescentes acompanharam a média europeia - 2,6 e 5,7%, respectivamente.

É nos países de Leste - Bulgária, Roménia, Letónia, Estónia, Polónia, Lituânia e Eslováquia - que, em média, as mulheres têm o primeiro filho mais cedo, entre os 25 e os 27 anos.

No outro extremo, estão os países da Europa do Sul - Itália, Espanha, Grécia e ainda o Luxemburgo -, onde a decisão é adiada para os 30 ou mais.

Nos 28 países, nasceram mais de cinco milhões de crianças. Um quinto eram, pelo menos, o terceiro filho da família. E se na Finlândia, Reino Unido e Irlanda os bebés já tinham pelo menos quatro irmãos, por cá, isso só aconteceu com 3% dos nascimentos. Mais de 55% foram primeiros filhos e um terço segundos filhos.