Emissão Renascença | Ouvir Online

Dois desaparecidos no mar dos Açores. Marinha resgata 12 pessoas

07 mai, 2015

Operação de resgate “foi complicada” por não haver muitos meios que consigam efectuar um salvamento no meio do oceano com condições tão adversas, diz responsável da Marinha.

A Marinha Portuguesa resgatou 12 pessoas de cinco veleiros que se encontravam a navegar 500 milhas (930 quilómetros) a Sul dos Açores. A operação terminou sem feridos em quatro embarcações, mas há dois tripulantes de um veleiro francês que estão desaparecidos.

“Devido às condições meteorológicas muito adversas que estavam no oceano Atlântico, uma depressão cavada, várias embarcações pediram auxílio. Houve cinco veleiros em que foi necessário evacuar os tripulantes, tendo os alertas começado às duas da manhã de ontem [quarta-feira]”, explica o porta-voz da Marinha Portuguesa, Paulo Vicente, em declarações à agência Lusa.

Ao início da manhã desta quinta-feira, foram dados por terminados quatro dos resgates, tendo sido evacuados todos os tripulantes e sem feridos conhecidos, segundo Paulo Vicente.

Contudo, um veleiro francês que estava a ser resgatado afundou-se durante a madrugada. Desta embarcação, há dois desaparecidos entre os quatro tripulantes.

“Quando o navio mercante de Hong Kong [que está a ajudar na operação] se estava a aproximar do local para lhe prestar assistência, este afundou-se”, relata o porta-voz da Marinha. “Dois dos tripulantes conseguiram entrar para o bote salva-vidas e os outros dois saltaram para a água e estão desaparecidos”, acrescenta.

Na zona, encontram-se um navio mercante com bandeira de Hong Kong e um avião P3 da Força Aérea Portuguesa. A caminho está outro navio mercante.

Desde o início que as operações de resgate foram “complicadas”, pois, “no meio do oceano, àquela distância, não há muitos meios que possam efectuar o salvamento”, diz Paulo Vicente. “A ondulação estava com cerca de 10 metros e ventos de 50 a 80 nós. É muito complicado”.

Em comunicado, a Marinha Portuguesa refere que a operação envolveu o helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP) e demorou cerca de 12 horas sob ventos na ordem dos 50 nós (cerca de 90 km/hora) e ondulação de 10 metros, que “muito dificultaram o resgate”.

Esta quinta-feira de manhã, as condições meteorológicas são mais favoráveis, mas ainda “adversas”, sendo a temperatura da água do mar de 21 graus. A ondulação baixou para metade.

A operação de salvamento foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes).


[Notícia actualizada às 9h10 com tripulantes desaparecidos]