Emissão Renascença | Ouvir Online

Como disse? Pilotos querem pedido de desculpas de Sérgio Monteiro

07 mai, 2015 • André Rodrigues

Secretário de Estado dos Transportes afirmou, num programa de televisão, que alguns pilotos da TAP terão abortado a descolagem dos aviões sem que houvesse uma justificação técnica.

Como disse? Pilotos querem pedido de desculpas de Sérgio Monteiro
A Associação dos Pilotos de Linha Aérea (APPLA) exige que o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, apresente provas do que diz ser a responsabilidade dos pilotos pelo insucesso da operação da TAP no Verão do ano passado.

Em declarações à SIC Notícias, no final da semana passada, Sérgio Monteiro afirmou ter conhecimento de situações em que os próprios pilotos terão abortado a descolagem dos aparelhos sem que, na realidade, houvesse qualquer justificação técnica. Tudo estaria, portanto, premeditado.

"Não conseguimos perceber quando é que tomou conhecimento daquilo que relata num programa de televisão, mas obviamente que, constituindo aquilo um acto de sabotagem numa empresa pública tutelada por ele, perante todos nós e o povo português é uma obrigação dele entregar o processo a quem de direito", ou seja, as instâncias judiciais, defende o presidente da APPLA, Miguel Silveira, em declarações à Renascença.

Miguel Silveira considera a acusação inaceitável e uma ofensa grave para a classe. Por isso, e não obstante a prudência mencionada pelo secretário de Estado nas suas declarações, exige um pedido de desculpas.

"Aquelas declarações são extremamente infelizes. Todos nós podemos errar, mas a maior nobreza está na capacidade de pedir desculpa pelos erros que cometemos", sustenta.

A Associação dos Pilotos de Linha Aérea admite agora o recurso aos tribunais para clarificar as afirmações de Sérgio Monteiro, ainda que prefira a retracção pública.

Questionado pela Renascença sobre a greve de dez dias convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, o presidente da APPLA preferiu não fazer comentários.