Emissão Renascença | Ouvir Online

Mais sol do que nuvens. Menos nos Açores

06 mai, 2015

Sete ilhas açorianas estão sob aviso amarelo, devido à previsão de chuva forte e trovoada. No continente, o risco de exposição à radiação ultravioleta é muito alto.

As previsões do tempo para esta quarta-feira apontam para céu pouco nublado ou limpo no continente, com a nebulosidade a aumentar durante a tarde, mas por nuvens altas. As noites estão um pouco mais frescas, mas a temperatura máxima vai subir um pouco, em especial nas regiões do interior.

Em Lisboa, o termómetro vai oscilar entre os 9 e os 20 graus, no Porto entre 8 e 17, em Vila Real entre 4 e 19, em Bragança entre 3 e 17, em Viseu entre 4 e 17, na Guarda entre 3 e 16, em Castelo Branco entre 5 e 20, em Évora entre 7 e 23, em Beja entre 7 e 24, em Faro entre 12 e 21, em Coimbra entre 9 e 21 e em Viana do Castelo entre 6 e 17.

Nos Açores, o cenário é outro. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de amarelo para laranja o aviso de chuva forte e trovoada para as ilhas de São Miguel e de Santa Maria, grupo Oriental dos Açores.

Também as ilhas do Faial, Pico, Terceira, Graciosa e São Jorge, do grupo Central, estão sob aviso amarelo, o segundo mais grave de uma escala de quatro.

O céu vai, assim, estar muito nublado no arquipélago, com abertas a partir da tarde, períodos de chuva, passando a aguaceiros, mas que poderão ser pontualmente fortes e acompanhados de trovoadas nos grupos Oriental e Central.

Em Ponta Delgada e na Horta, as temperaturas vão variar entre os 14 e os 18 graus, em Angra do Heroísmo entre 15 e 18 e em Santa Cruz das Flores entre 14 e 17.

A Madeira vai ter períodos de céu muito nublado e a temperatura máxima vai subir um pouco, devendo chegar, no Funchal, aos 21 graus.

Proteja-se do sol
Esta quarta-feira, todas as regiões do país, com excepção de Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, apresentam um risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV).

É recomendado o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, e protector solar de índice elevado, sobretudo nas horas de maior calor. A exposição das crianças ao sol deve ser evitada.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança. De acordo com o IPMA, o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, com onze.

Sol até sexta-feira
O sol deverá imperar também na quinta-feira. Na sexta, o Norte do país já vai contar com alguns aguaceiros, de acordo com a previsão do IPMA. As temperaturas máximas vão rondar e superar os 20 graus.