Emissão Renascença | Ouvir Online

Está de chuva, mas o sol vem aí

04 mai, 2015

Na terça-feira, o céu deverá começar ficar menos escuro e, na quarta, o sol já deve brilhar em quase todo o país. O Norte será a excepção.

Está de chuva, mas o sol vem aí
A previsão de períodos de chuva, vento forte e agitação marítima para esta segunda-feira levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar 13 distritos do continente sob aviso amarelo.

Em Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro as ondas podem atingir os 4,5 metros, sobretudo a partir da tarde.

Nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu o aviso amarelo deve-se à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes de granizo e acompanhados de trovoada, entre as 2h00 e as 20h59.

Em Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro a previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora no litoral e de 90 quilómetros por hora nas terras altas motivou o aviso.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro e é emitido pelo IPMA quando há risco para determinadas actividades que dependem do estado do tempo.

As previsões meteorológicas para esta segunda-feira apontam, assim, para céu geralmente muito nublado no continente, períodos de chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro, onde podem ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada. Possibilidade de queda de neve para o final do dia acima dos 1400 metros na Peneda-Gerês.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, tornando-se moderado a partir do início da manhã e soprando temporariamente forte com rajadas da ordem de 80 quilómetros por hora no litoral oeste.

Nas terras altas, prevê-se vento forte de sudoeste com rajadas da ordem de 90 quilómetros por hora.

Quanto à temperatura, prevê-se uma pequena subida da máxima. Lisboa deve chegar aos 20 graus, o Porto aos 18, Vila Real aos 17, Viseu aos 16, Bragança aos 16, Guarda aos 15, Castelo Branco aos 19, Évora aos 23, Beja aos 25 e Faro aos 20.

Na Madeira, o céu também vai ter períodos de muita nebulosidade, a chuva vai cair em geral fraca, passando a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes a partir do meio da manhã.

O vento vai soprar moderado, mas, nas zonas montanhosas, mais forte com rajadas da ordem de 70 km/h. A temperatura máxima vai descer, prevendo-se que chegue aos 23 graus no Funchal.

Nos Açores, o céu vai estar cinzento, aumentando a nebulosidade a partir da noite no grupo Ocidental. O vento vai soprar fraco.

No grupo Central, prevê que o céu esteja muito nublado, mas com boas abertas, tal como no grupo Oriental.

Vem aí o sol
De acordo com as previsões do IPMA, as nuvens vão, gradualmente, dar lugar ao sol com o decorrer da semana.

Na terça-feira, a nebulosidade vai diminuindo a partir da tarde, mantendo-se os aguaceiros fracos nas regiões Norte e Centro, mas a diminuir de frequência.

O vento vai soprar fraco a moderado. A temperatura mínima deverá descer um pouco.

Na quarta-feira, a temperatura máxima volta a subir e o sol deverá brilhar em quase todo o país, com excepção do Norte, onde as nuvens deverão manter-se, ainda que sem chuva.

A temperatura mínima deve descer.