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A uma só voz, meios de comunicação pedem nova lei da cobertura das campanhas

30 abr, 2015

Vinte directores editoriais de meios nacionais de imprensa, rádio e televisão assinam carta de princípios que pede novo enquadramento jurídico antes do início da campanha eleitoral.

A uma só voz, meios de comunicação pedem nova lei da cobertura das campanhas
Os directores editoriais dos principais jornais, revistas, rádios e televisões de informação geral assinaram uma carta de princípios para a alteração da lei sobre a cobertura jornalística das campanhas eleitorais.

O acordo, firmado esta quinta-feira, resultou numa carta de princípios (em PDF) que será enviada ao Presidente da República, à presidente da Assembleia da República, aos líderes parlamentares dos partidos e a outras entidades com responsabilidades na política e na comunicação social.

Na carta pede-se aos partidos e deputados que "aprovem em tempo útil um projecto de lei que possibilite" a "cobertura plena das campanhas eleitorais, com sentido ético e responsabilidade profissional e sem condicionalismos nem restrições impostas por órgãos do Estado".

Os subscritores da carta "Pela Liberdade de Informação" dizem-se "disponíveis para contribuir para uma solução que defenda os princípios gerais enunciados".

No encontro foram nomeados como representantes do grupo de directores editoriais Graça Franco, directora de informação da Renascença, José Alberto de Carvalho, presidente do Comité Editorial da TVI , e Pedro Camacho, director da "Visão".

O documento foi subscrito por 20 directores editoriais de meios nacionais de imprensa, rádio e televisão.

Leia a carta de princípios