Dia do Sorriso. Dentistas fazem triagem a jovens carenciados

28 abr, 2015

Iniciativa brasileira chega a Portugal. Em todo o mundo, a "Turma do Bem" conta com a ajuda de 15 mil dentistas.
Dia do Sorriso. Dentistas fazem triagem a jovens carenciados

No âmbito do Dia Mundial do Sorriso, que se assinala esta terça-feira, vários dentistas vão fazer, em regime de voluntariado, uma triagem dentária a jovens carenciados dos 11 aos 17 anos.

A iniciativa acontece em Lisboa, no Lar Adolfo Coelho, e no Porto, no lar da Nossa Senhora do Acolhimento.

"Vamos seleccionar as crianças mais carenciadas destes lares e depois vão ser encaminhadas para os dentistas voluntários que vão fazer o tratamento e acompanhar estes jovens até aos 18 anos", disse à Renascença Camila Carnicelli, da associação "Turma do Bem", promotora da iniciativa.

"Uma criança que tenha uma má dentição chega à idade adulta e vê as suas hipóteses de arranjar emprego a diminuir, a integração social também vai ser complicada e acaba por ser um problema que vai afectar diversos níveis da vida do individuo, daí ser importante chamar a atenção para este problema, para a falta de acesso das pessoas e para os cuidados que se deve ter para uma boa saúde oral", alerta.

No total esta acção conta já com 13 países e com mais de 15 mil médicos dentistas voluntários espalhados por todo o mundo. Em Portugal, 1.750 jovens já beneficiaram desta incitativa.