Emissão Renascença | Ouvir Online

PRG confirma investigações à TAP

22 abr, 2015

Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil fala num “resvalar das contas” e numa gestão ruinosa.

PRG confirma investigações à TAP

A Procuradora-Geral da República confirma existirem investigações em curso à TAP, alegando segredo de justiça para não dar mais informações.

A informação foi avançada à Renascença, na sequência da entrevista do presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil ao “Diário Económico”.

Manuel dos Santos Cardoso admitiu a possibilidade de o sindicato recorrer a tribunal para processar a administração da companhia aérea. “É uma evidência que a TAP está ameaçada pela qualidade da gestão”.

Na entrevista, lembrou que o ministro da Economia declarou há pouco tempo que a “gestão da TAP delapidou 800 milhões de euros nos últimos anos e isso não foi culpa dos pilotos”, acrescentando que os trabalhadores alertam para o “resvalar das contas” há anos, sem que tivesse existido uma efectiva supervisão dos actos de gestão.

O mesmo responsável assegura que em Dezembro não ficou nada escrito sobre acordo de 1999. Logo, o Governo não pode alegar que os pilotos concordaram em abdicar de uma posição na TAP de 20%. O mesmo é válido para a reposição das diuturnidades, que o presidente do SPAC recusa abdicar a favor do accionista. “Esta diminuição iria reverter para o accionista ou para encobrir os erros de gestão e perpetuaria os efeitos da austeridade para os pilotos, mas agora na esfera privada”, disse o comandante da TAP numa entrevista concedida por escrito.

Os pilotos dizem que a reposição das diuturnidades suspensas e o cumprimento do acordo de 1999 foram contemplados na negociação de Dezembro. Sem isso vão para greve.

Os pilotos vão fazer greve entre 1 e 10 de Maio. A decisão foi tomada dia 15 de Abril em assembleia-geral do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC).