Emissão Renascença | Ouvir Online

Requalificação do mercado do Bolhão custa 20 milhões

21 abr, 2015 • Henrique Cunha

Obras financiadas pela autarquia vão demorar ano e meio. Comerciantes poderão ser transferidos para o quarteirão da Casa Forte ou para o Silo-Auto. Câmara do Porto anuncia, na quarta-feira, o seu projecto em detalhe e a data para o início das obras.

Requalificação do mercado do Bolhão custa 20 milhões

O projecto de requalificação do Mercado do Bolhão, no Porto, vai custar cerca de 20 milhões de euros. O montante já inclui os custos decorrentes da necessidade de se criar um mercado transitório enquanto decorrem as obras, que se devem prolongar por cerca de ano e meio.

Segundo apurou a Renascença, o chamado quarteirão da Casa Forte, na Rua Sá da Bandeira, e o Silo-Auto, nas proximidades, são as possibilidades ponderadas pelo município para acolher os comerciantes no período da requalificação do Bolhão.

Fonte da autarquia garantiu à Renascença que a obra avança com verbas do município, estando em estudo uma candidatura a fundos europeus, e que o Bolhão continuará a ser um mercado público de frescos.

"Mercado e comerciantes não aguentam mais"
O presidente da Associação dos Comerciantes do Bolhão, Alcino Sousa, aplaude o facto de o mercado manter a sua matriz pública.

“Espero bem que sim. O mercado não aguenta mais, nem os seus comerciantes. Desde a primeira hora que defendi sempre que o mercado devia ser gerido pela Câmara e pela Associação dos Comerciantes do Mercado do Bolhão”, afirma Alcino Sousa.

Desde 1994, ano da última intervenção no mercado, o Bolhão perdeu mais de metade dos seus comerciantes - nessa altura eram 440 e actualmente não passam de 180.

Alcino Sousa espera que a requalificação atraia turistas, consumidores e comerciantes: “A requalificação deste espaço dá outra vida a este centro desta nossa querida cidade do Porto. Isto esteve desde 94 sem obras. Oxalá que esta quarta-feira se dê um salto positivo para os comerciantes, para a cidade, para os turistas que nos visitam.”

A Câmara do Porto anuncia, esta quarta-feira, o seu projecto em detalhe e a data para o início das obras no Bolhão. Os resultados financeiros de 2014 da autarquia vão permitir que a requalificação do emblemático mercado avance sem depender de investidores privados ou de fundos comunitários.