Emissão Renascença | Ouvir Online

Ordem exige mais nutricionistas

16 abr, 2015

Há 120 e deveriam ser 500, referem os nutricionistas.

A Ordem dos Nutricionistas pede ao Governo que aumente o número daqueles profissionais no Serviço Nacional de Saúde porque, em vez dos 120 que actualmente existem, deviam estar contratados pelo menos 500 – um por cada 20 mil habitantes.

A reivindicação voltou a ser deixada esta quinta-feira no Ministério da Saúde pela Bastonária Alexandra Bento.

A Bastonária da Ordem dos Nutricionistas diz que investir nestes cuidados permite ao Estado poupar em vários outros serviços.

Entretanto, cerca de meia centena de nutricionistas e alunos de Ciências da Nutrição manifestaram-se, no Porto, contra a convergência das profissões de dietista com nutricionista, tal como pretende a ordem que regula estes profissionais.

"Não à convergência porque é uma indecência", "queremos uma ordem, não uma desordem" ou "profissões diferentes não são convergentes", gritavam os profissionais à porta da sede da Ordem dos Nutricionistas.

A Ordem dos Nutricionistas, que actualmente regula as profissões de nutricionista e dietista, iniciou o processo de convergência das profissões, fazendo com que desapareça a de dietista, após ter sido intimada pela Assembleia da República.