Emissão Renascença | Ouvir Online

Temperaturas acima dos 25 graus. Cuidado com os raios UV

02 abr, 2015

Se sair, lembre-se de proteger a pele. O risco de exposição aos raios ultravioletas está muito alto em quase todo o país.

Temperaturas acima dos 25 graus. Cuidado com os raios UV
Vai estar calor na maior parte das cidades portuguesas, esta quinta-feira, com as temperaturas máximas a ultrapassar os 25 graus, salvo poucas excepções.

Em Lisboa, o mercúrio do termómetro vai oscilar entre 15 e 26 graus, no Porto entre 13 e 25, em Leiria entre 13 e 27, em Viseu entre 10 e 23, em Coimbra entre 14 e 27, em Vila Real entre 8 e 23, em Bragança entre 4 e 23, na Guarda entre 7 e 20, em Castelo Branco entre 13 e 25, em Portalegre entre 13 e 26, em Évora entre 11 e 28, em Beja entre 13 e 28, em Faro 14 e 23 e em Santarém entre 13 e 28.

A previsão do tempo aponta para céu pouco nublado ou limpo no continente, aumentando gradualmente de nebulosidade por nuvens altas a partir do meio da tarde. O vento vai soprar em geral fraco, mas moderado nas terras altas até ao final da manhã e na costa sul do Algarve.

A temperatura mínima também deverá subir, sobretudo, nas regiões do litoral oeste.

Na sexta-feira, as máximas podem sofrer uma ligeira descida em algumas regiões (como Évora e Guarda), mas a sensação térmica será semelhante à desta quinta-feira. Sol em todo o país.

No sábado, apenas Guarda e Bragança devem ter máximas abaixo dos 20 graus (com 16 e 18, respectivamente), situando-se o resto do território continental entre os 20 e os 27 graus. No entanto, no Algarve, as nuvens vão tapar um pouco o sol.

Quanto às regiões autónomas, quer a Madeira quer os Açores vão temperaturas máximas a rondar os 20 graus entre esta quinta-feira e sábado, mas nas ilhas açorianas podem também cair alguns aguaceiros.

Risco muito alto de exposição aos UV
Quase todas as regiões do país apresentam esta quinta-feira um risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página na Internet.

Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal (Madeira), Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real e Santa Cruz das Flores (ilha das Flores) e Ponta Delgada (ilha de São Migue) são as regiões em causa.

A ilha do Porto Santo (arquipélago da Madeira) e Angra do Heroísmo (ilha Terceira) apresentam risco moderado.

É recomendado o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt que cubra o peito e os ombros, pelo menos, guarda-sol e protector solar. As crianças não devem ser muito expostas ao sol.