Tempo
|

Passamos 80 horas "extra" por ano no carro. A culpa é do trânsito

01 abr, 2015

Estudo avaliou 218 cidades de 36 países. Lisboa regista um nível de congestionamento geral de 29%, enquanto o do Porto se situa nos 23%.

Passamos 80 horas "extra" por ano no carro. A culpa é do trânsito

Os portugueses passam, em cada ano, no trânsito em hora de ponta, cerca de 80 horas a mais em relação ao tempo normal das viagens. A conclusão é de um estudo sobre Tráfego Global Anual que vai ser apresentado esta quarta-feira.

A empresa responsável pelo estudo, a TomTom, fez uma análise do tráfego rodoviário em 218 cidades do mundo, abrangendo 36 países. De acordo com os dados do Índice de Tráfego, a hora de ponta da parte da tarde é o momento mais congestionado do dia, tanto a nível mundial como no plano nacional.

Lisboa apresenta um nível de congestionamento geral de 29%, enquanto o Porto se situa nos 23%. Os níveis de congestionamento à tarde ascendem aos 61% e 47%, respectivamente.

”Os condutores em Lisboa demoram mais 21 minutos a completar um percurso que, normalmente, duraria 30 minutos, levando a que, no último ano, tenham passado 82 horas a mais no trânsito. Por sua vez, os condutores do Porto vêem este acréscimo situar-se nos 17 minutos, o que representou um total de 70 horas a mais em deslocações no final do ano”, lê-se no comunicado da empresa.

As sextas e quintas-feiras à tarde são os dias com períodos de maior congestionamento registados em Lisboa. No Porto, são as terças e as sextas-feiras à tarde os períodos com piores horas de ponta.
 
A nível internacional, Istambul é a cidade com pior congestionamento de trânsito. Nesta cidade turca, uma deslocação de carro na cidade, que em média demora 30 minutos, vai demorar 60 minutos, durante a hora de ponta da tarde, acumulando até 125 horas passadas em engarrafamentos, anualmente.

Pela primeira vez, este ano, o estudo da TomTom inclui informação de trânsito da China, Roménia, Taiwan, Arábia Saudita, Singapura, Eslováquia e Emirados Árabes Unidos.