Emissão Renascença | Ouvir Online

Sabe o que são criadilhas?

27 mar, 2015 • Liliana Carona

Decorre este fim de semana em Alcafozes, concelho de Idanha-a-Nova, o 4º festival das Criadilhas. Fomos conhecer esta trufa portuguesa. Além das criadilhas, o festival dá a saborear os tortulhos e os espargos, tudo alimentos silvestres, à prova em tasquinhas tradicionais espalhadas pela a aldeia.

Sabe o que são criadilhas?

Parecem batatas e dizem que são as "irmãs bastardas" da trufa. As criadilhas servem-se às mesas de restaurantes e casas do concelho de Idanha-a-Nova.

O chef de cozinha Mário Ramos, de 35 anos, proprietário do restaurante Helana, recorda os ensinamentos da sua avó. “Tinha a ver com uma criação da terra, daí essa designação. Eu lembro-me de a minha avó fazer essas batatinhas, como ela chamava, batatinhas especiais, silvestres”, sorri ao lembrar.

A avó de Mário Ramos ensinou-o cozinhar as criadilhas. Hoje, Mario dá aulas na escola de Hotelaria de Idanha-a-Nova.  Quando os alunos lhe perguntam a que sabe a criadilha custa-lhe a encontrar palavras.

“É um sabor muito suave, sui generis, não se pode comparar com a trufa a nível de aroma, mas tem um sabor subtil a fungos, a natureza”, descreve.

E como se apanham as criadilhas? As criadilhas que brotam por esta altura do ano apanham-se porque elas levantam a terra e depois, com um pau ou um ferro, as pessoas tiram-nas da terra”, explica o docente da Escola Superior de Hotelaria e Restauração de Idanha-a-Nova.

Passamos à cozinha do chef Mário Ramos para aprender a cozinhar criadilhas. “Vamos fazer uma receita que se vê aqui muito pelo território, ovos com criadilhas”.

“As criadilhas já estão descascadas, são refogadas com alho e cebola, juntam-se os ovos batidos às criadilhas".

Criadilhas com ovos e arroz malandrinho de criadilhas são algumas das sugestões a serem servidas no 4º Festival das Criadilhas, em Alacafozes.

Este festival é também o festival dos tortulhos e dos espargos. Ambos produtos selvagens. Os tortulhos são cogumelos ligeiramente maiores que os míscaros, mas com sabor semelhante ao cogumelo que conhecemos. Já os espargos colhem-se à beira rio ou em qualquer zona campestre de Idanha-a-Nova e vendem-se aos molhos pelas ruas a 2,5 euros, preço bem diferente do que se encontra no supermercado, onde um molho de espargos selvagens ronda os 10 euros.