Emissão Renascença | Ouvir Online

Ministério Público prepara estratégia de combate à corrupção

06 mar, 2015 • Liliana Monteiro

Procuradora-geral da República anunciou a criação de um grupo de trabalho do qual espera já ter resultados em Abril.

Ministério Público prepara estratégia de combate à corrupção
O Ministério Público (MP) está a preparar uma estratégia específica para o combate à corrupção, anunciou esta sexta-feira a procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, na abertura do Congresso do Sindicato dos Magistrados do Ministério Publico, em Vilamoura.

Joana Marques Vidal diz que se trata de uma prioridade do seu mandato. "É o combate à corrupção e criminalidade afim, de uma forma organizada e estruturada, na sequência, aliás, das recomendações internacionais que vêm sendo feitas a Portugal".

"Nesse sentido, o Ministério Público constituiu um grupo de trabalho, composto por magistrados do DCIAP e dos DIAP distritais, coordenado pelo director do DCIAP, com vista à elaboração da estratégia do Ministério Público contra a corrupção", elaborou.

A procuradora diz que terá resultados deste grupo de trabalho já em Abril e que eles serão a base de uma nova estratégia do MP para o combate à corrupção e aos crimes económicos em geral.

Nesta passagem pelo congresso do MP, Joana Marques Vidal também disse que concorda com um modelo em que a Policia Judiciária esteja organicamente dependente do Ministério Público.

No final de Fevereiro, em entrevista à Renascença e ao "Público", a procuradora-geral da República disse que "há uma rede que utiliza o aparelho de Estado e da Administração pública para concretizar actos ilícitos, muitos na área da corrupção".