Tempo
|

Portugueses criam SOSPhone para surdos em situações de emergência

05 mar, 2015 • Olímpia Mairos

Aplicação móvel permite descrever a emergência com o máximo detalhe e, no final, um SMS automático envia os dados da ocorrência, as coordenadas de localização e a identificação da pessoa.

Portugueses criam SOSPhone para surdos em situações de emergência
Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes desenvolveram uma aplicação móvel para ajudar pessoas surdas numa situação de emergência. A SOSPhone permite a selecção de ícones, sem recurso a uma chamada de voz.

O utente descreve a emergência e no final é enviado um SMS automático com os dados da ocorrência, as coordenadas de localização e a identificação da pessoa que efectua o pedido.

"É uma aplicação inovadora à escala global. Não existem soluções que sigam o mesmo paradigma de comunicação não-verbal", explica Benjamim Fonseca, do Departamento de Engenharias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e responsável pelo projecto.

A ideia projectada pelo Departamento de Engenharias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) não permite pedidos anónimos e serve para qualquer utilizador.

O professor Benjamim Fonseca gostaria de ver a nova tecnologia aplicada no terreno e associada ao 112 e avança que já estão a "efectuar contactos para que a utilização possa ser feita de forma oficial, esteja ligada às autoridades e que seja tendencialmente gratuita".

"Estes processos que envolvem entidades públicas não são de rápida resolução e estamos a aguardar. Se a resposta não for positiva, teremos que encontrar alternativas", conclui.

O projecto SOSPhone já levou à criação da 4ALL Software, uma empresa "spin off" incubada na UTAD. Foi premiado recentemente pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com cerca de 38 mil euros.