Emissão Renascença | Ouvir Online

Cáritas pede ajuda para ajudar

05 mar, 2015 • Ana Lisboa

Peditório visa angariar fundos para poder dar resposta ao número crescente de famílias carenciadas que recorrem à Cáritas.

Começa esta quinta-feira, e decorre até domingo, o peditório da Cáritas, iniciativa inserida no âmbito da Semana Nacional da instituição. A angariação de fundos serve para manter o apoio a milhares de pessoas que pedem ajuda para comer e pagar as suas despesas e ajudar algumas Cáritas diocesanas que já não têm outros recursos financeiros.

O presidente da instituição, Eugénio Fonseca, revela que estão sempre a chegar pedidos “para pagar as rendas de casa, a electricidade que as pessoas têm em dívida, as propinas para jovens que estão a estudar no ensino universitário e que os pais ficaram desempregados”, entre outros.

Além do peditório, o ofertório das missas do próximo fim-de-semana reverte para a Cáritas Portuguesa.

No ano passado, a Cáritas nacional registou mais de 21 mil novos casos de pessoas em situação de pobreza, o que representa um aumento de 15,4% face a 2013. Os números são do Núcleo de Observação Social, segundo o qual a Cáritas apoiou mais de 160 mil pessoas carenciadas em 2014. O número de famílias apoiadas subiu 19%.

O mesmo documento revela ainda que a falta de trabalho, os baixos rendimentos e o consequente endividamento são as principais causas dos pedidos de ajuda à instituição.