Emissão Renascença | Ouvir Online

Força Aérea Portuguesa recebe prémio internacional

04 mar, 2015

“Pumas” já salvaram mais de 2.500 vidas, um trabalho reconhecido agora pela Associação Internacional de Helicópteros.

A esquadra 751 da Força Aérea Portuguesa vai receber esta quarta-feira nos Estados Unidos um prémio internacional de serviço humanitário.

Com muitas  horas de missões de busca e salvamento, os “Puma” já salvaram mais de 2.500 vidas, um trabalho reconhecido agora pela Associação Internacional de Helicópteros (AIH), com a entrega de um dos mais importantes prémios internacionais.

No comunicado sobre a atribuição do prémio, a AIH refere que os militares da Força Aérea têm uma área de responsabilidade que abrange aproximadamente um terço do Atlântico Norte e que a maior operação executada - sem reabastecimento - durou mais de sete horas, num trajecto superior a 1340 quilómetros.

"Apesar de Portugal ser geograficamente um dos países mais pequenos na Europa, tem uma longa história de relação com o mar. A esquadra 751 da Força Aérea Portuguesa prossegue essa tradição náutica na actualidade, através das operações de busca e salvamento", pode ler-se.

Segundo a Força Aérea Portuguesa, em declarações à Renascença, a esquadra vai estar representada na cerimónia na Flórida por três elementos da tripulação.