Tempo
|

Portugal presente em força na Feira de Turismo de Berlim

03 mar, 2015 • Ana Carrilho

Apesar de um enfoque no mercado alemão, os turistas dos quatro cantos do mundo e, sobretudo, os dos mercados emergentes, como a América Latina e Ásia, são também aposta do turismo nacional.

Portugal presente em força na Feira de Turismo de Berlim
Lisboa na Rua... Turistas desfrutam dos sofás espalhados no Rossio, em Lisboa, no âmbito da iniciativa cultural "Lisboa Na Rua". MANUEL DE ALMEIDA/LUSA
O vice-primeiro-ministro Paulo Portas vai estar em Berlim, esta quarta-feira, onde decorre, até domingo, a Feira Internacional de Turismo.

O presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim Figueiredo, e o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, vão também à Alemanha para reforçar o empenho do Governo na estratégia de crescimento de um sector que, no ano passado, contribuiu decisivamente para um maior equilíbrio da balança comercial.

Todas as regiões de turismo de Portugal vão marcar presença na ITB – Feira Internacional de Turismo de Berlim, considerada a maior do sector a nível mundial. O stand de Portugal, com 820 metros quadrados, vai integrar, a par das regiões de turismo, grupos hoteleiros, agentes de viagens, empresas de transporte e aviação, entre outros.

Esta é uma das grandes apostas nacionais para a promoção externa do turismo, sector que em 2014 registou um crescimento de 12,4% face a 2013 e gerou 10,4 mil milhões de euros de receita.

No ano passado, a Alemanha foi o segundo mercado gerador de dormidas em Portugal - mais de 4,4 milhões. Por isso, o Governo e o Turismo de Portugal definiram uma estratégia específica para este mercado, que assenta em quatro eixos: acessibilidades, através de parcerias com companhias aéreas; “trade marketing”, com a realização de campanhas conjuntas com operadores turísticos; O conhecimento da oferta deverá ser potenciado com formação e familiarização com agentes de viagens e, finalmente, a aposta na comunicação digital, com campanhas online para os consumidores.

Apesar de um enfoque no mercado alemão, os turistas dos quatro cantos do mundo e, sobretudo, os dos mercados emergentes, como a América Latina e Ásia, são também aposta do turismo nacional.

A Feira de Turismo de Berlim, que decorre de quarta-feira até domingo, tem representantes de mais de 180 países e cerca de dez mil expositores. Os dois primeiros dias são exclusivamente para profissionais, mas, a partir de sexta-feira, a IBT abre portas ao público. A organização espera mais de 200 mil visitantes.