Emissão Renascença | Ouvir Online

IRS. Pais têm que pedir senha para confirmar facturas dos filhos

02 mar, 2015 • Teresa Almeida

O processo é fácil. Basta fazer o pedido na internet ou na repartição das Finanças.

Para um contribuinte saber se a factura de uma consulta médica ou a despesa do colégio do seu filho menor está ou não comunicada às Finanças, através da aplicação e-factura, vai precisar de uma senha de acesso.

Basta que a factura esteja em nome e com o número de contribuinte da criança, explica à Renascença Paulo Ralha, do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos.

"Pelas regras que existem actualmente, todos os contribuintes têm que ter uma ‘password’ para aceder à base de dados [para validar as facturas]. Neste âmbito, sendo os progenitores os encarregados terão que solicitar a senha de acesso para os descendentes", refere Paulo Ralha.

O processo é fácil. Basta fazer o pedido através da internet e a senha chegará depois a casa dos contribuintes através do correio.

Quem optar por fazer o pedido numa repartição das Finanças, recebe "uma senha provisória" para aceder ao e-factura, explica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos.

Para que não sejam apanhados desprevenidos e em cima da hora, os contribuintes devem pedir uma senha em nome dos seus filhos menores, para que no Portal das Finanças possam verificar todas as facturas que estejam em nome das crianças ou adolescentes, ao longo de 2015.

A entrega da declaração de IRS começa esta segunda-feira para os rendimentos das categorias A e H.