Emissão Renascença | Ouvir Online

Piratas informáticos (contra) atacam site do Instituto de Ciências Sociais

27 fev, 2015 • Celso Paiva Sol

Responsáveis pelo ataque reivindicam a libertação dos sete suspeitos de outros ataques informáticos.

O site do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa foi alvo de um ataque informático. A manobra terá sido uma retaliação pelas detenções feitas quinta-feira.

A acção foi reivindicada por um grupo denominado "Sudohakers" que, na mensagem deixada nas redes sociais, exige a libertação imediata das sete pessoas detidas durante a operação da Polícia Judiciária.

Na mesma mensagem ameaçam continuar com os ataques a instituições governamentais e universitárias.

Em declarações à Renascença, fonte do instituto revelou que os problemas informáticos detectados estão em fase de resolução e que só na segunda-feira será emitido um comunicado, esclarecendo, por exemplo, a que dados de professores e alunos tiveram acesso os piratas informáticos.

Os sete suspeitos de ataques informáticos estão esta sexta-feira no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa para o primeiro interrogatório que irá definir as medidas de coacção a aplicar. Os indivíduos entre os 17 e 40 anos são suspeitos de vários crimes informáticos, que vão desde a sabotagem ao acesso indevido.

Foram deitidos na quinta-feira, em vários pontos do país, por suspeita de ataques informáticos no âmbito da operação "C4R3T05 (Caretos)"segundo a Procuradoria-Geral da República e a Polícia Judiciária. Também foram constituídos 21 arguidos.