Emissão Renascença | Ouvir Online

Penas de prisão para assaltantes de caixas multibanco

26 fev, 2015

Foram condenados 13 dos 21 arguidos.

Parte de um grupo que assaltava caixas multibanco com explosivos foi esta quinta-feira condenada a penas de prisão que variam entre os três e os 20 anos.

O Tribunal de Lisboa Oeste condenou 13 dos 21 arguidos ainda por crimes de roubo de estabelecimentos e viaturas, posse ilegal de arma e tráfico de droga.

Os restantes arguidos foram condenados a penas de prisão suspensa, penas de multa e cinco deles acabaram mesmo absolvidos.

Os juízes consideraram que em julgamento ficou provada apenas "uma parte dos factos da pronúncia" para alguns arguidos, mas os testemunhos, escutas e localizações celulares serviram para algumas condenações.

O grupo é suspeito de assaltos a 24 caixas automáticas de pagamento (ATM), nem sempre com sucesso, roubo de dez viaturas (duas por `carjacking`) e dois estabelecimentos comerciais, que renderam mais de 350.000 euros, segundo a acusação.

As caixas ATM eram arrombadas através do rebentamento de um cartuxo explosivo, após o alargamento do orifício de saída das notas com um pé de cabra, e os estragos em equipamentos e instalações estão estimados em mais de 305.000 euros.