Emissão Renascença | Ouvir Online

Cinco dos acusados de invadirem esquadra da PSP receberam assistência hospitalar

05 fev, 2015

Grupo foi à esquadra de Alfragide para salvar um amigo que tinha sido detido pelas autoridades.

Os cinco detidos acusados de tentarem invadir a esquadra da PSP de Alfragide, no concelho da Amadora, na sequência da detenção de um jovem na Cova da Moura, foram transportados ao hospital, disse à Lusa fonte policial.

"Os detidos foram transportados para o hospital e o primeiro [detido na Cova da Moura] também já lá tinha ido", afirmou uma fonte da PSP, que adiantou tratarem-se de ferimentos ligeiros em consequência de terem "resistido à detenção".

Mamadou Ba, do movimento SOS Racismo, contou que, pelas 18h45, os detidos foram transportados de ambulância para o Hospital Amadora-Sintra e que "três deles estavam muito maltratados".

O activista explicou que os cinco jovens estão acusados de tentar invadir a esquadra da PSP de Alfragide, depois de ali terem acorrido para saber da situação de um amigo que tinha sido detido no bairro da Cova da Moura, após ter sido revistado pelas autoridades.

Na decurso da operação policial, a PSP "efectuou disparos" para tentar dispersar os moradores do bairro, que protestavam pela forma como trataram o jovem, vindo "a atingir com três balas de borracha uma moradora" que se encontrava numa varanda, descreveu Mamadou Ba.

Uma fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) confirmou à Lusa que a PSP solicitou durante a tarde o transporte "de cinco feridos" para receber assistência hospitalar, mobilizando para a esquadra de Alfragide três ambulâncias do INEM e duas dos Bombeiros Voluntários da Amadora.

O subcomissário Hugo Abreu, porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP, explicou à Lusa que cerca das 14h00 uma carrinha de uma equipa que patrulhava o bairro da Cova da Moura, no mesmo concelho, foi atingida por uma pedra atirada por um jovem de um grupo de cerca de 10 pessoas.

Um polícia sofreu ferimentos ligeiros, no rosto e nos braços, e foi transportado para o Hospital de Amadora-Sintra, e o jovem, de 24 anos, foi levado para a esquadra de Alfragide.

A polícia chegou a disparar um tiro de `shotgun` para o ar para dispersar o grupo, referiu a mesma fonte do Cometlis.

Na sequência da detenção, os restantes jovens, com idades entre os 23 e 25 anos, "tentaram invadir" a esquadra, tendo sido disparado um novo tiro para o ar, segundo a PSP. Foram detidos cinco elementos do grupo e os restantes fugiram.