Tempo
|

Portugal pode comprar um navio usado à Marinha francesa

04 fev, 2015

Em vez de gastar 400 milhões de euros para construir um nova embarcação, pode comprar um por 80 milhões.

Portugal pode comprar um navio usado à Marinha francesa
O ministro da Defesa revelou esta quarta-feira, no Parlamento, que não há condições para construir um navio polivalente logístico novo com as características necessárias, pois seriam precisos 400 milhões de euros. Por isso, o navio francês "Sirouc", à venda por 80 milhões, pode ser a solução.

“Surgiu a hipótese para venda da França. Não há nada de oficial, mas é referenciado um valor de 80 milhões de euros. O chefe de Estado Maior General das Forças Armadas fez-me chegar a indicação de que seria interessante avaliar esta capacidade e a possibilidade de a concretizar”, afirmou José Pedro Aguiar-Branco falava numa audição na comissão parlamentar de Defesa para discutir na especialidade as leis de programação militar e de infra-estruturas militares.

O ministro da Defesa afirmou ainda que a decisão de compra dos aviões KC-390, para a Força Aérea, pode avançar em 2015 e que a Lei de Programação Militar (LPM) prevê 40 milhões de euros para pagamentos iniciais.

Ao mesmo tempo está garantida a modernização dos antigos C -130, até porque enquanto o processo decorre estes aviões de transporte têm de ter condições para sobrevoar espaço aéreo internacional.