Emissão Renascença | Ouvir Online

Incêndio e explosão faz dois feridos em Lisboa

31 jan, 2015

Fogo já está controlado.

Dois bombeiros ficaram este sábado ligeiramente feridos no combate a um incêndio na Rua dos Sapateiros, na Baixa lisboeta, que foi considerado controlado cerca das 23h15, disse o vereador da Protecção Civil do município.

Um fogo deflagrou perto das 21h40 no último piso de um edifício em obras na Rua dos Sapateiros e propagou-se à cobertura.

Em declarações aos jornalistas no local, o vereador Carlos Castro adiantou que a situação foi considerada controlada e que, no combate às chamas, dois bombeiros sofreram ferimentos ligeiros. De acordo com o autarca, um dos homens foi assistido no local e o outro foi transportado para um hospital - que não especificou - "apenas por precaução".

No total, acorreram ao local 40 operacionais e um total de 16 viaturas do Regimento de Sapadores Bombeiros, dos Bombeiros Voluntários de Lisboa, da Protecção Civil, da Polícia Municipal, da PSP e da junta de freguesia de Santa Maria Maior.

Carlos Castro referiu que as chamas apenas afectaram a cobertura e o último andar do prédio, que pertence a um privado e está em obras. Os bombeiros combateram o incêndio em duas frentes com recurso a autoescadas a partir da Rua dos Sapateiros e da Rua do Ouro, que foram cortadas ao trânsito.

Segundo o vereador, a intervenção dos bombeiros foi rápida e evitou a propagação das chamas, pelo que não foi necessário evacuar os edifícios envolventes que estão habitados. Os bombeiros e a protecção civil já verificaram o local e há condições para os habitantes dos prédios vizinhos permanecerem em suas casas.

Durante o incêndio, ocorreu uma explosão, que obrigou ao corte do gás, estando no local equipas do piquete para avaliar a situação.

Pelas 23h30, o incêndio estava em fase de rescaldo.

No quarteirão afectado, a circulação foi proibida, mas cerca de duas dezenas de populares assistiam ao decorrer dos trabalhos, atrás dos limites definidos pelas autoridades.

[actualizado às 00h10]