Emissão Renascença | Ouvir Online

Há professores de actividades de enriquecimento que ameaçam não dar aulas

29 jan, 2015

Docentes não são pagos desde o início do ano lectivo, estando em falta mais de 260 mil euros.  Cerca de seis mil alunos podem ter de ir mais cedo para casa.

Há professores de actividades de enriquecimento curricular que ameaçam não dar aulas a partir da próxima segunda-feira porque ainda não receberam qualquer salário desde o início do ano lectivo.

Nesta situação estão os docentes contratados pela instituição de solidariedade Know How, que ainda não recebeu qualquer verba do Ministério da Educação. Em falta estão mais de 260 mil euros correspondentes ao primeiro período.

Agora, estes professores ameaçam deixar de dar as actividades, ao final da tarde, e seis mil alunos podem ter de ir mais cedo para casa.

"Estamos a assegurar seis mil alunos a nível nacional, todos os dias, para ter as escolas abertas até às 17h30. E é isto que está em causa: a partir das 16h30 não haver resposta", diz à Renascença Mário Nobre, presidente da Know How.

"Se essas escolas não tiverem auxiliares que possam ficar com as crianças, vão ter que ir para casa às 16h30 e aí as famílias não têm solução porque estão a trabalhar", alerta.

A seguir às aulas, entre as 16h00 e as 17h30, são muitos os alunos que ficam na escola onde frequentam inglês, educação física, expressão plástica e dramática.