Emissão Renascença | Ouvir Online

Mogadouro elimina barreiras arquitectónicas

29 jan, 2015 • Olímpia Mairos

Projecto já está em marcha, em nome da segurança aos cidadãos, num concelho marcado pelo envelhecimento da população.

O projecto para eliminar todas as “barreiras arquitectónicas” existentes no concelho de Mogadouro já está em marcha e visa melhorar a mobilidade da população sénior e de cidadãos portadores de deficiência física.

O vice-presidente da autarquia de Mogadouro, Evaristo Neves, avança que um conjunto significativo de barreiras arquitectónicas terá de ser “imediatamente derrubado”, porque, em causa está “a segurança das pessoas”.

“Cada vez temos uma população mais envelhecida e com dificuldades de mobilidade” e há registos de “quedas com ferimentos graves”, por isso “temos que eliminar de vez as barreiras”, defende o autarca, apontando como exemplo um passeio com cerca de 15 a 20 centímetros de altura, à saída de uma passadeira, local onde foram registadas diversas quedas.
 
No âmbito do projecto, serão construídas rampas de acesso, passeios, gradeamentos de muros, protecções junto às escolas e será feita a sinalização das passadeiras.

Alguns edifícios municipais vão também sofrer intervenções para abolir as barreiras arquitectónicas e as novas construções “terão sempre em conta a mobilidade e a segurança dos cidadãos”.

O trabalho de destruição das barreiras arquitectónicas tidas como “mais perigosas” será executado por administração directa, com recurso ao pessoal e maquinaria do município.