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Nova RTP deve apostar na programação infantil e estimular produção portuguesa

29 jan, 2015

Projecto estratégico foi divulgado esta quarta-feira pelo Conselho Geral Independente.

Nova RTP deve apostar na programação infantil e estimular produção portuguesa

Já é conhecido o projecto estratégico da futura administração da RTP, que foi divulgado esta quarta-feira pelo Conselho Geral Independente. O documento determina que a televisão pública passe a ser uma verdadeira alternativa aos canais privados, passe a ter um grande espaço dedicado à programação infantil e estimule a produção portuguesa.

O essencial do documento:

  • A rádio pública deverá mudar para chegar a mais ouvintes;

  • Quer-se uma RTP com gestão mais eficiente com custos ajustados às receitas de que dispõe;

  • O grande objectivo é que a RTP passe a ser uma alternativa aos canais privados de sinal aberto e que a estação pública apresente uma programação criativa e estimulante. O espectador deve ser encarado como um cidadão e não como um consumidor;

  • O serviço de programas de televisão deverá incluir um grande espaço dedicado à programação infantil em formato original, outro dedicado à informação, com mais reportagem, debates, entretenimento e desporto;

  • A RTP 2 será um canal alternativo e de perfil cultural, com programação também ela relacionada com minorias, etnias e religiões, desporto amador e inovação;

  • Quanto à RTP Informação deve dedicar-se à produção de conteúdos regionais e locais na área da economia, cultura e Europa;

  • A RTP Internacional, África e Memória são para continuar;

  • Na área da Produção, sempre que a estação pública tenha de recorrer a contratações externas deverá privilegiar a produção independente, original e em português procurando sempre o que de melhor se faz no mundo do cinema, das séries e documentários;

  • Para a rádio pública, o projecto exige que a Antena 1 consiga chegar ao público mais novo por forma a chegar a todas as camadas da população. A RDP terá de incluir também rubricas para o público infantil;

  • A Antena 2 deverá reforçar a componente cultural. Já a Antena 3 transformar-se-á numa rádio da cultura pop;

  • Os novos media e o digital não podem ser esquecidos e têm ser melhorados;

  • Em matéria de eficiência empresarial a estação pública fica obrigada a fazer compras eficientes e a manter o equilíbrio económico com custos ajustados às receitas;

  • O processo de transformação da televisão pública deverá levar três semestres até ficar concluído.