Emissão Renascença | Ouvir Online

Gasolineiras reforçam stock para lidar com corrida aos postos antes dos aumentos em Janeiro

24 dez, 2014 • Ana Rodrigues

Quem abastecer o depósito ainda em 2014 pode poupar até 6,5 cêntimos por litro na gasolina e 5,1 cêntimos por litro no gasóleo.

O ano vai começar com a subida dos preços da gasolina e o gasóleo. Para acompanhar a corrida aos postos de combustível até ao final do ano, as gasolineiras já pediram reforço do abastecimento.

Quem abastecer o depósito ainda em 2014 pode poupar até 6,5 cêntimos por litro na gasolina e 5,1 cêntimos por litro no gasóleo. A inversão da tendência da descida dos combustíveis deve-se à entrada em vigor das novas medidas da fiscalidade verde, a 1 de Janeiro.

Contudo a fiscalidade verde pode não entrar em vigor logo no inicio de Janeiro: o diploma só seguiu para Belém na passada segunda-feira para promulgação e o Presidente da República tem a partir dessa data 20 dias para decidir.

José Pinto Reis, da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis, considera este imposto “um assalto” ao bolso dos portugueses, que está a transformar os postos de gasolina em “repartições das finanças”.

“Somos das empresas que mais recolhe dinheiro neste país em impostos para o Estado” justifica.

O vice-presidente da ANAREC considera ainda que o Governo se está a “aproveitar” da descida do valor do petróleo para aplicar o imposto, que vai continuar quando os preços voltarem a subir, pondo em risco várias empresas.

“Agora havia uma possibilidade de se poderem aguentar algumas empresas de revendedores de combustíveis na zona de fronteira, mas agora o risco aumentou porque com este imposto verde o valor diferencial entre Portugal e Espanha vai aumentar e os nossos correm o risco de haver mais postos a fechar”, alerta.

A ANAREC já enviou ao Governo um pedido de reunião urgente para pedir o adiamento da medida, ainda sem resposta.