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São contas do Ministério: 347 professores faltaram ao exame

19 dez, 2014

Para a prova desta sexta-feira havia 2.861 docentes com menos de cinco anos de serviço inscritos.

Quase 350 professores inscritos na prova de avaliação de capacidades e conhecimentos (PACC) faltaram ao exame, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).

"A PACC decorreu em cerca de 80 escolas de todo o país. Assinalamos que a prova se realizou com toda a tranquilidade. Segundo dados do Júri Nacional da Prova, registaram-se 2.514 presenças", declarou o MEC, em comunicado.

Para a prova desta sexta-feira havia 2.861 professores inscritos, um número muito abaixo dos 13.500 que se inscreveram em 2013.

A diferença entre os inscritos e as presenças indica que 347 professores faltaram ao exame.

No comunicado, o MEC refere que a PACC se insere num conjunto de medidas tomadas para "melhorar progressivamente a qualidade da docência" e permitir que "o país venha a ter uma geração de professores altamente qualificada".

"Esta prova visa comprovar a existência de conhecimentos e capacidades fundamentais e transversais à leccionação de qualquer disciplina, área disciplinar ou nível de ensino", afirmou o MEC, acrescentando que é uma "avaliação que dignifica a escola pública e a função docente, e que permitirá aumentar a equidade entre os candidatos a esta função".

A PACC realizou-se sem registos de incidentes ou perturbações, apesar de terem sido convocadas concentrações de professores para a porta de algumas escolas e de sete organizações sindicais, incluindo a Fenprof, terem convocado uma greve a todo o serviço à prova, que se iniciou às 15h00.

A prova de avaliação docente destina-se a todos os professores contratados com menos de cinco anos de serviço que queiram ingressar na carreira docente e concorrer a um lugar nas escolas no ensino público.

A segunda edição da PACC concretizou-se esta sexta-feira, depois de a primeira ter ficado marcada por boicotes e protestos que impediram a realização da prova por parte de vários docentes inscritos, motivando a marcação de uma "segunda chamada" pelo MEC.