Emissão Renascença | Ouvir Online

Motorista de Sócrates vai passar para prisão domiciliária

19 dez, 2014

João Perna está detido no estabelecimento anexo à Polícia Judiciária, em Lisboa, por suspeita de fraude fiscal, branqueamento de capitais e posse ilegal de arma.

O juiz Carlos Alexandre aceitou a proposta do Ministério Público (MP) para que João Perna, o ex-motorista de José Sócrates, passe de prisão preventiva para domiciliária. A notícia foi avançada pela TVI 24 e confirmada pelo advogado Ricardo Candeias.

O advogado explicou à agência Lusa que o procurador do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) acolheu a "tese da defesa e achou que havia motivos para alterar a medida de coação" aplicada.

O juiz Carlos Alexandre aceita colocar João Perna em prisão domiciliária se a casa do ex-motorista de José Sócrates tiver condições para a medida de coacção, adianta a TVI 24.

O juiz pediu aos serviços da Direcção-Geral de Reinserção Social para avaliar as condições da casa de João Perna.

O ex-motorista de José Sócrates foi ouvido, esta quinta-feira, no DCIAP, estrutura do Ministério Público que investiga a "Operação Marquês".

No final da audiência, o advogado Ricardo Candeias manifestou "profunda convicção" que, depois de João Perna ter prestado esclarecimentos, o MP iria propor uma medida de coacção menos gravosa que a prisão preventiva.

João Perna está indiciado pelos crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e posse ilegal de arma.

[Notícia actualizada às 19h49]