Emissão Renascença | Ouvir Online

Atrasos nos comboios por causa da greve na Refer

18 dez, 2014

O Tribunal Arbitral determinou como serviços mínimos a circulação de um em cada quatro comboios programados, entre as 6h30 e as 10h00 e entre as 16h30 e as 20h00. Na "agenda" do dia estão atrasos e supressões de composições.

Atrasos nos comboios por causa da greve na Refer
A adesão à greve dos trabalhadores da Refer, que contestam a fusão da empresa com a Estradas de Portugal, é de quase 100%, garante a Federação dos Sindicatos de Transportes e comunicações, acrescentando que os serviços mínimos estão a ser cumpridos. O Tribunal Arbitral determinou como serviços mínimos a circulação de um em cada quatro comboios programados, entre as 6h30 e as 10h00 e entre as 16h30 e as 20h00. Na "agenda" do dia estão atrasos e supressões de composições.
A adesão à greve dos trabalhadores da Refer, que contestam a fusão da empresa com a Estradas de Portugal, é de quase 100%, garante a Federação dos Sindicatos de Transportes e comunicações (FECTRANS), acrescentando que os serviços mínimos estão a ser cumpridos.

"A adesão é elevada. Se excluirmos os trabalhadores que receberam a carta para se apresentarem para cumprir os serviços mínimos indicados pelo Tribunal Arbitral, no período da manhã é de 100%", disse à agência Lusa o coordenador da FECTRANS, José Manuel Oliveira.

"Entre as 00:00 e as 08:00 realizaram-se 89 dos 261 comboios programados para esse período, o que representa cerca de 34% de comboios realizados", disse também a porta-voz da CP, Comboios de Portugal, Ana Portela.

"A nossa previsão, neste momento, com o que é possível antever, é de que vai ser um dia apenas com serviços mínimos. Lembro que os serviços mínimos podem ser consultados na página da Internet da CP ou através do call 'center'", acrescentou.

A greve dos trabalhadores da Refer deverá causar também perturbações e supressões na circulação de comboios de passageiros e de mercadorias.

O Tribunal Arbitral determinou como serviços mínimos a circulação de um em cada quatro comboios programados habitualmente, entre as 6h30 e as 10h00, e entre as 16h30 e as 20h00. No restante período, realizam-se apenas um em cada cinco previstos.

Aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para comboios Alfa Pendular, Intercidades e Regional que não se realizem, a CP permitirá o reembolso no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação, sem custos, para outro dia/comboio, informa a empresa.

Os trabalhadores da Refer decidiram em plenário, a 2 de Dezembro, marcar uma greve de 24 horas para contestar a fusão com a EP anunciada pelo Governo, que, argumentam, "não é sustentada por nenhum estudo que aponte benefícios".

O coordenador da Fectrans, José Manuel Oliveira, explicou que os trabalhadores da empresa pública decidiram avançar para a greve por recearem a perda dos postos de trabalho e de direitos, adiantando que o protesto poderá pôr em causa a circulação de comboios neste dia.

[Notícia actualizada às 9h08]