Tempo
|

Lisboa eleita Capital Europeia do Voluntariado 2015

05 dez, 2014

A distinção vai ser assinalada esta sexta-feira com um encontro entre pessoas que procuram locais e organizações para fazerem trabalho voluntário.

Lisboa eleita Capital Europeia do Voluntariado 2015
A cidade de Lisboa foi eleita como Capital Europeia do Voluntariado 2015, decisão que foi revelada na véspera do Dia Internacional do Voluntariado, que se assinala esta sexta-feira.

Entre as cidades que estavam a concurso encontram-se Basileia e Nápoles.

De acordo com o comunicado do gabinete do vereador dos Direitos Sociais, João Afonso, foram analisados os níveis de aplicação, por cada município concorrente, das políticas incluídas no Policy Agenda for Volunteering in Europe (PAVE), apresentado em 2011

“A dinâmica global do voluntariado, as qualidades do trabalho desenvolvido no âmbito deste sector, a relevância do seu papel na comunidade e o reconhecimento conferido ao papel do voluntário”, foram alguns dos factores tidos em conta.

A câmara de Lisboa realça que este estatuto visa “promover o voluntariado a nível das políticas locais, dando ênfase às cidades que melhor desenvolvem e acolhem estratégias de participação e envolvimento de parceiros e organizações de voluntários nas suas estratégias de intervenção”.

A capital portuguesa vai celebrar o feito com um encontro esta sexta-feira, às 17:00 nos Paços do Concelho, entre pessoas que estão à procura de locais para fazer voluntariado e organizações que estão à procura de voluntários.

A Renascença esteve no Hospital de Braga, exemplo de um espaço onde esta ajuda é fundamental.