Emissão Renascença | Ouvir Online

Renzi espera eleição de António Costa para dar “ânimo” à Europa

29 nov, 2014

Primeiro-ministro italiano enviou mensagem ao secretário-geral socialista.

Renzi espera eleição de António Costa para dar “ânimo” à Europa

O primeiro-ministro italiano diz a António Costa que espera que o líder do PS consiga ser eleito chefe de Governo para que, juntos, possam dar um novo “ânimo” à Europa, contra as políticas de austeridade.

Matteo Renzi enviou uma mensagem ao congresso do PS. Renzi diz a Costa que o rigor das contas públicas não pode impedir o crescimento da economia.

“Este é um período muito delicado para a Europa, temos que continuar a apostar no crescimento. Basta destas constantes referências à austeridade e ao rigor. Os nossos pais não criaram a Europa para a aprisionarem e empobrecerem num simples jogo de percentagens. Os compromissos, o défice, a dívida, são coisas importantes para podermos por as nossas contas em ordem, mas temos que colocar também em ordem a nossa capacidade anímica, os nossos ideais, os nossos sonhos e as nossas paixões. Temos que dar um novo ânimo à Europa”, disse.

Nesta curta mensagem, de cerca de dois minutos, o primeiro-ministro de Itália diz ao secretário-geral dos socialistas que as esquerdas portuguesas e italianas têm uma tradição de respeito pelos trabalhadores, que Renzi quer reabilitar com António Costa ao seu lado.

“Espero-te em Roma e espero-te sobretudo em Bruxelas, para que juntos, e tendo em conta as excelentes ligações entre Itália e Portugal, possamos fazer a nossa parte em prol de uma esquerda que se preocupa com os jovens trabalhadores, com os jovens precários, daqueles que estão a perder os postos de trabalho, com os desempregados, com os mais pobres, com aqueles que hoje precisam da parte dos políticos de uma palavra de esperança”, referiu.

O congresso socialista realiza-se este fim-de-semana em Lisboa.