Emissão Renascença | Ouvir Online

Dia de chuva, trovoada e vento

26 nov, 2014

Instituto Português do Mar e da Atmosfera decretou o aviso amarelo para 18 distritos de Portugal continental. A Madeira está sob aviso laranja.

Dia de chuva, trovoada e vento
Todos os distritos de Portugal continental estão esta quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva acompanhada de trovoada, vento forte, agitação marítima e neve nas terras altas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os 18 distritos do continente estão sob o terceiro mais grave de uma escala de quatro até quinta-feira, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados por trovoadas e vento forte com rajadas da ordem dos 70 quilómetros hora.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, devido à previsão de agitação marítima prevendo-se ondas com 4 a 5 metros entre as 12h00 de quarta-feira e as 20h00 de sexta-feira.

Sob aviso amarelo estão também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Coimbra por causa da queda de neve acima dos 1.400 metros entre as 21h00 de quinta-feira e as 9h00 de sexta-feira.

A Madeira está sob aviso laranja, o segundo mais grave, devido à previsão de vento forte de oeste-noroeste com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora e agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 7 metros entre as 18h00 de quinta-feira e as 19h00 de sexta-feira.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 13 graus, no Porto, Braga, beja, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 16, Faro 18, Guarda 7, Bragança 10, Viseu e Castelo Branco 11, Coimbra e Leiria 14, Portalegre 12, Évora 15, Santa Cruz das Flores 17 e Funchal 21.