Tempo
|

Visita guiada à prisão de José Sócrates

25 nov, 2014 • Maria João Costa

Situada no número 6 da Rua D. João Falcão, em Évora, a cadeia recebe apenas reclusos de forças e de serviços de segurança ou presos que carecem de uma protecção especial.

Visita guiada à prisão de José Sócrates

O ex-primeiro-ministro José Sócrates começou a cumprir a prisão preventiva no estabelecimento prisional de Évora, que desde há sete anos é uma cadeia de especial segurança.

Começou por ser uma cadeia regional, até receber obras de requalificação. Deram-lhe o estatuto de estabelecimento prisional de alta segurança num diploma aprovado em Dezembro de 2007 em conselho de ministro, numa reunião presidida por José Sócrates. 

Situada no número 6 da Rua D. João Falcão, em Évora, esta cadeia recebe apenas reclusos de forças e de serviços de segurança ou presos que carecem de uma protecção especial.

Neste momento, cerca de 50% dos detidos são elementos da PSP, também muitos da GNR e, em menor número, alguns guardas dos serviços prisionais, inspectores da Polícia Judiciária e elementos da Polícia Marítima.

Mas nesta cadeia podem também ficar políticos, magistrados, advogados ou mesmo jornalistas.

Na ala masculina, o Estabelecimento Prisional de Évora tem 35 celas e uma camarata com capacidade para cinco reclusos ou mais.

Na área feminina criada depois das obras de requalificação, em 2007, há duas celas, mas apenas uma pode ser usada. A outra é, actualmente, o gabinete do chefe dos guardas prisionais.

Além de um ginásio, esta cadeia tem também uma biblioteca com mais de 800 livros, uma sala de convívio com jogos de xadrez, damas, cartas e dominó. É lá que está também o bar dos reclusos, que têm ainda acesso a um pátio exterior.

Além destas áreas de lazer, a prisão de Évora tem ainda um espaço para a produção de tapetes de Arraiolos.

José Sócrates, que é suspeito de crimes de corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais, é o recluso número 44.


Tudo sobre a detenção de José Sócrates