Emissão Renascença | Ouvir Online

O melhor vinho do ano é português e vem do Douro

16 nov, 2014

Entre mais de 18 mil vinhos, o "Vintage Dow’s 2011" foi escolhido como o melhor de 2014 pela revista "Wine Spectator".

A revista "Wine Spectator" seleccionou os 100 melhores vinhos do ano e em primeiro, terceiro e quarto lugar seleccionou três vinhos portugueses.

No primeiro lugar da classificação está o clássico vinho do Porto, o "Vintage Dow’s 2011" do grupo Symington, produzido em Pinhão.

A revista diz que a colheita de 2011 no Douro resultou "numa série de vinhos frutados mas também frescos e equilibrados", e que o vencedor, que arrecadou 99 pontos, é mesmo "o melhor do melhor".

Em terceiro fica o "Chryseia 2011 Douro DOC Prats & Symington", um tinto "elegante e monolítico, puro e poderoso, com notas de exuberância para os sabores concentrados de ameixa vermelha, framboesa e groselha."

Já na quarta posição está o "Quinta do Vale Meão Douro 2011", de sabor "exuberante", com toques de chocolate, kirsch, especiarias e pimenta branca.

A "Wine Spectator" faz esta selecção anual desde 1998. Em 2014 experimentou 18 mil vinhos de todo o mundo, à procura de "uma singularidade e autenticidade" que chamam de factor-X.

A qualidade, o valor (baseado no preço) e a disponibilidade (baseada no volume de caixas produzidas) são os três principais critérios de avaliação.