Emissão Renascença | Ouvir Online

Inaugurado há nove meses, edifício de luxo da PJ vai entrar em obras

11 nov, 2014 • João Cunha

Ruído, fissuras e estragos por reparar nas casas incomodam os vizinhos do edifício de 90 milhões. Esta semana, volta a estar em obras.

Inaugurado há nove meses, edifício de luxo da PJ vai entrar em obras
O novo edifício da Policia Judiciária (PJ), em Lisboa, vai entrar em obras para eliminar o ruído do sistema de ar condicionado que incomoda os moradores. Inaugurado há nove meses, o imóvel custou quase 90 milhões de euros.

Os moradores queixam-se também das fissuras e estragos nas casas onde vivem, que ainda estão por reparar.

Teresa Curvelo vive paredes meias com o edifício da Judiciária e nem os vidros duplos que tem em casa conseguem abafar o ruído. Hugo Gregório não está em casa durante o dia, mas conhece bem as queixas dos vizinhos e garante que à noite, o barulho é "bem pior".

A qualidade de vida de quem ali reside foi bastante afectada. Fernanda Luís é um desses exemplos. "Não só pelo barulho, mas pelos estragos na casa: fissuras abertas e tectos caídos, por exemplo".

Mariana Riddin já fez obras em casa, que foram pagas pelo seguro, mas, considera, "era algo que podia ter sido feito de um modo mais civilizado", consultando os residentes, por exemplo.

Que agora, como indica Maria Freitas, levam à letra o ditado "a união faz a força". Os moradores reuniram-se e fizeram queixa. As obras de isolamento do pequeno edifício onde estão os aparelhos de ar condicionado vão começar esta semana.

Quanto às obras nas casas, vão depender das seguradoras e dos valores oferecidos aos residentes com as casas danificadas. Na maioria dos casos, não chega nem para reparar uma divisão.