Emissão Renascença | Ouvir Online

Mais de 20 casos suspeitos de legionella em Vila Franca

07 nov, 2014

Recorreram ao hospital depois de terem ingerido água. A autarquia está a realizar análises mas, até agora, não verificou "qualquer registo anómalo dos valores".

Vinte e cinco pessoas deram entrada na urgência do hospital Professor Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira, com queixas compatíveis com a bactéria legionella. A informação foi confirmada pela Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo.

Os utentes apresentavam queixas do foro respiratório cuja causa está a ser investigada.

“Dado que se trata de uma situação que não é transmissível de pessoa a pessoa, não há motivos para preocupação acrescida”, sublinha um comunicado ARS.

A autarquia explica, em comunicado, que essas pessoas, residem nas localidades do Forte da Casa e da Póvoa de Santa Iria, e recorreram ao hospital depois de, alegadamente, terem ingerido água da rede pública.

Os sintomas apontam para episódios de legionella, mas ainda não há resultados dos exames médicos que confirmem esta suspeita.

A autarquia adianta que, “os serviços laboratoriais do Serviço Municipal de Água e Saneamento de Vila Franca de Xira estão a proceder a análises à água, não se verificando qualquer registo anómalo dos valores normais para consumo humano”.


[notícia actualizada às 19h00]