Emissão Renascença | Ouvir Online

Prémio Damião de Góis entregue a clínica com dentistas voluntários

04 nov, 2014 • Ana Carrilho

A Mundo a Sorrir - Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses é a responsável pela iniciativa que promove a saúde oral entre as populações mais desfavorecidas da região do Porto.

O projecto Saúde a Sorrir - Centro de Apoio à Saúde Oral (CASO) foi o vencedor da 2ª edição do Prémio Damião de Góis de Empreendedorismo Social, entregue esta terça-feira na Fundação Gulbenkian, em Lisboa.

A Mundo a Sorrir - Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses é a responsável pela iniciativa que promove a saúde oral entre as populações mais desfavorecidas da região do Porto.

A presidente do júri do prémio, Isabel Jonet, justifica a escolha desta entre as 20 candidaturas a concurso. “Pareceu-nos que continha todos os ingredientes para ser um projecto exemplar, com replicabilidade, mas com sustentabilidade, feito por equipas de jovens voluntários que mobilizam outros profissionais da saúde oral para aquele que é um problema importante da nossa sociedade e que afecta, transversalmente, bastantes pessoas, nomeadamente as pessoas mais carenciadas, que depois têm dificuldade em aceder a um emprego”, refere Isabel Jonet. 

Gil Alcoforado, membro da assembleia-geral da Associação de Mundo a Sorrir, explicou à Renascença o trabalho que é realizado pelos dentistas voluntários.
 
“A organização não-governamental Mundo a Sorrir está envolvida em variadíssimos projectos a nível nacional. Temos este projecto CASO, que é uma clínica no Porto, inaugurada em 2009, que trabalha só com médicos dentistas voluntários e trata utentes de instituições com quem nós temos convénios”, afirma Gil Alcoforado.

O vencedor da 2ª edição do Prémio Damião de Góis de Empreendedorismo recebeu um cheque de cinco mil euros que, segundo Gil Alcoforado, vai ser bastante importante para ajudar às despesas da clínica do Porto.

O júri decidiu ainda atribuir duas menções honrosas ao projecto AFID Green, da  Associação de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente; e ao projecto Estado Puro, da Cruz Vermelha Portuguesa.

Os promotores do Prémio são o Instituto Português de Corporate Governace, em colaboração com a Embaixada da Holanda e a Câmara de Comércio Portugal – Holanda. Este ano teve o apoio da Unilever Jerónimo Martins e da Central de Cervejas. A Renascença foi o parceiro de comunicação.