Emissão Renascença | Ouvir Online

Irregularidades na gestão de Rui Rio podem ter beneficiado privados

04 nov, 2014 • Hugo Monteiro

O fundo de investimento para reabilitar o Bairro do Aleixo terá sofrido alterações em prejuízo da Câmara Municipal, aponta uma auditoria revelado pelo jornal "Público".

Irregularidades na gestão de Rui Rio podem ter beneficiado privados
Uma auditoria da Câmara do Porto aponta irregularidades à gestão de Rui Rio. Em causa está a reabilitação do Bairro do Aleixo. De acordo com o jornal "Público", diversas alterações ao fundo de investimento, terão beneficiado privados e não a autarquia.

O relatório preliminar do fundo de investimento para reabilitar o Bairro do Aleixo, a que o "Público" teve acesso, arrasa a gestão de Rui Rio.

Falta de controlo nos pagamentos e obras realizadas, contabilização de facturas que não deviam ter sido aceites, incumprimento de prazos e de cláusulas de contratos, alterações que deveriam ter sido visadas pelo Tribunal de Contas e não foram e decisões que podem violar o princípio da concorrência serão alguns dos pontos do documento.

Depois de ter recebido o visto prévio do Tribunal de Contas, o fundo terá sofrido alterações que beneficiaram privados em prejuízo da própria Câmara do Porto. Uma situação que, segundo o "Público", terá ocorrido em todas as alterações efectuadas desde o contrato inicial entre as duas partes: a autarquia e estes privados.

O relatório foi efectuado pelo departamento de auditoria interna da própria câmara, a pedido do actual presidente, Rui Moreira, que, de acordo com o jornal, só irá falar do assunto quando tiver em sua posse o documento final.

O "Público" tentou obter um comentário de Rui Rio, mas sem sucesso. O relatório vai ser entregue à vereação nos próximos dias. Segue depois para o Tribunal de Contas.