Emissão Renascença | Ouvir Online

Portugal melhor do que Espanha e França para fazer negócios

29 out, 2014 • Cristina Branco

A conclusão é do Banco Mundial, num "ranking" que mede a facilidade de fazer negócios em cada país. Portugal está no lugar 25, numa lista de 189 países.

Portugal é melhor fazer negócios do que Espanha ou França e subiu seis posições no "ranking" do Banco Mundial, do 31º para o 25º lugar.

A reforma da legislação laboral portuguesa, a redução dos pagamentos extra por trabalho em dias feriado e uma maior facilidade na extinção de postos de trabalho são reformas que os autores do relatório apontam como essenciais para a subida de Portugal no 12ª estudo Doing Business.

Também a adopção de novas regras ligadas aos processos em tribunal foi outra das mudanças apontadas comop positivas. Alteração de normas permitiu, de acordo com o Banco Mundial, tornar mais rápida a resolução de disputas comuns civis e comerciais.

O relatório, divulgado na segunda-feira, destaca ainda, no domínio fiscal, a descida da tributação sobre os lucros das empresas de 25% para 23%, em 2013.

Entre os 189 países analisados pelo Banco Mundial, Singapura mantém-se este ano na primeira posição do "ranking" para a facilidade de fazer negócios.

Portugal surge no lugar 25, à frente de economias como as de França, Espanha, Holanda e Japão.

“Depois das reformas que se fizeram em sede de concertação social, e dos resultados que finalmente começam a ser visíveis ao nível das empresas, e sobretudo da percepção dos investidores internacionais, que hoje olham para Portugal com maior tranquilidade, sente-se que há mais condições de atractividade do que no passado”, destaca o presidente da Confederação da Indústria Portuguesa, em declarações à Renascença.

António Saraiva reconhece que esta evolução é feita à custa de reformas que traduzem cortes para os contribuintes, mas sublinha, contudo, que estes são os indicadores utilizados pelo Banco Mundial.