Tempo
|

Mais de um milhão já utilizou simulador de indemnizações

23 out, 2014 • Fátima Casanova

Autoridade das Condições do Trabalho também disponibiliza uma linha de atendimento telefónico para esclarecimento de dúvidas.

Mais de um milhão de simulações sobre o dinheiro que um trabalhador pode arrecadar em situação de despedimento já foram feitas no site da Autoridade das Condições do Trabalho (ACT).

O simulador de indemnizações está acessível na página da ACT na internet desde Fevereiro. A ferramenta ajuda trabalhadores e patrões e é simples de utilizar, indica à Renascença a inspectora Ana Godinho.
 
"Basta pôr a data do início do contrato, a data da cessação, o tipo de contrato, se é a termo ou efectivo, bem como a retribuição base do trabalhador e diuturnidades ou tipo de remuneração.  Basta clicar em calcular e, automaticamente, aparecem os valores devidos", explica.

O resultado desta simulação é meramente indicativo, mas o certo é que tem ajudado a pacificar as relações entre trabalhadores e a entidade empregadora.

Esta não é a única ferramenta para ajudar nas relações laborais. Também está disponível uma linha telefónica.

A inspectora Ana Godinho indica que as dúvidas mais frequentes prendem-se com a cessação dos contratos de trabalho, despedimentos, férias, feriados, faltas, horários de trabalho ou valor do salário mínimo.

A resposta a estas ou outras duvidas são dadas pela Autoridade das Condições do Trabalho através do número 707 228 448.

A forte procura de informação também é visível pelo número de acessos ao portal da ACT, que triplicou desde 2012.