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Registados perto de seis mil acidentes com bicicletas em três anos

22 out, 2014

Aveiro, Faro e Lisboa são os distritos que apresentam o maior número de mortos. É entre as 18h00 e as 21h00 que se verifica a maioria dos acidentes.

Registados perto de seis mil acidentes com bicicletas em três anos
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) regista 5.741 acidentes envolvendo bicicletas,  entre 2010 e 2013, que provocaram 134 mortos e 284 feridos graves. A colisão com veículos motorizados é o desastre mais frequente.

Segundo a ANSR, que, esta quarta-feira, apresentou uma campanha para prevenir os acidentes com ciclistas, os desastres com bicicletas representaram 4,5% do total de desastres registados nas estradas portuguesas.

A ANSR adianta que a maioria dos mortos e dos feridos graves resulta de acidentes registados no interior das localidades, embora nos últimos três o número de vítimas mortais tenha diminuído 6%

Os distritos com maior número de mortos foram, entre 2010 e 2013, Aveiro, Faro e Lisboa, refere a autoridade, sublinhando que é entre as 18h00 e as 21h00 que se verifica o maior número de acidentes envolvendo ciclistas.

Um dos problemas é a falta de iluminação
Para promover o convívio entre utilizadores de bicicletas e automobilistas e prevenir para comportamento de risco, a ANSR apresentou a campanha "Segurança dos ciclistas, uma responsabilidade partilhada", que vai passar nas televisões.

"Com os novos direitos que foram consagrados no Código da Estrada, é tentar que o convívio entre ambos (ciclistas e automobilistas) e a partilha do espaço se faça o melhor possível e se consiga reduzir a sinistralidade", disse à agência Lusa o presidente da ANSR, Jorge Jacob.

A campanha incide na importância das bicicletas estarem iluminadas, uma vez que é ao fim do dia que a maioria dos acidentes acontece, e tentar que as distâncias, que os veículos têm que guardar das bicicletas, sejam cumpridas.

O mesmo responsável adiantou que os utilizadores das bicicletas ainda não se aperceberam de todas as regras que entraram em vigor a 1 de Janeiro
com o novo Código da Estrada, sendo um dos problemas a falta de iluminação.