Tempo
|

Prémio Douro Empreendedor com recorde de candidaturas

22 out, 2014 • Olímpia Mairos

A adesão à 2ª. edição do Prémio Douro Empreendedor superou todas as expectativas. Foram apresentadas 165 candidaturas, mais do dobro face ao ano anterior.

O Prémio Douro Empreendedor recebeu 165 candidaturas às quatro categorias do concurso que visa distinguir e impulsionar a criação de projectos inovadores na região do Douro.

A segunda edição do prémio, que foi lançado pela Rede EmpreenDouro, será entregue a 28 de Novembro. O vencedor de cada uma das categorias receberá um prémio monetário de quatro mil euros.

Nas candidaturas empresariais, participaram 64 empresas da região, 32 na categoria de novas empresas, 22 na categoria de empresas com mais de dois anos e uma dezena na categoria de turismo internacional. A organização sublinha a heterogeneidade dos sectores de actividade dos projectos concorrentes: do turismo, restauração, serviços e serviços de saúde, em particular, até à tecnologia de ponta.

“É a prova que o Douro tem enormes potencialidades, recursos naturais que têm que ser potenciados e que podem ter efeitos em termos de prazos mais curtos na economia portuguesa do que propriamente a reindustrialização de que fala a europa”, diz o reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, (UTAD), Fontaínhas Fernandes.

O reitor aponta como exemplo o equilíbrio da balança alimentar que exige “uma nova dinâmica no sector primário”, a aposta em “outras culturas agrícolas”, em “novas produções animais”, e nas áreas em que somos um “país importador”, visando um impacto na economia “muito mais breve e com mais eficácia do que outras áreas que exigem as chamadas tecnologia de ponta”.

Fontaínhas Fernandes lembra também o papel fundamental das empresas participantes no prémio, ao contribuírem para “a divulgação do que o Douro faz”.

“Precisamos de nos mostrar, de nos valorizar “, acrescenta, e de “contribuirmos todos para a afirmação do Douro e de Trás-os-Montes, enquanto território atractivo e comprometido com o desenvolvimento integrado e sustentável”. 

As candidaturas das empresas correspondem a 35 milhões de euros de investimento, geradoras de 19 milhões de euros de volume de negócios.

Criatividade não falta
À vertente criativa do Prémio Douro Empreendedor 2014, apresentaram-se 101 candidaturas, que compreendem 32 vídeos e 69 cartazes.

“A forte participação de criativos é relevadora de uma região que envolve e emociona, que inspira. Esta é uma vertente fundamental na área do turismo, sector em que a diferenciação e a oferta de experiências únicas se tornaram essenciais. A afirmação da riqueza paisagística que possuímos faz-se também por estes caminhos, mais criativos e geradores de comunicação artística”, sublinha Fontaínhas Fernandes.

O Prémio Douro Empreendedor é uma iniciativa da Rede EmpreenDouro, entidade organizadora, que envolve 30 instituições públicas e privadas e conta com a coordenação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte. É cofinanciado pelo "ON.2 - O Novo Norte" (Programa Operacional Regional do Norte) através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e conta com o patrocínio da EDP.